sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Primeiro dia de aula, primeiro dia de aula!

Olá people,

Na woensdag (quarta-feira) eu tive meu primeiro dia de aula na Amadeus Lyceum Cultuur Centrum, that means, que essa escola é toda voltada para artes e cultura, tudo que eu poderia desejar e mais um pouco.

As escolas "normais" na Holanda são que nem as escolas "normais" do Brasil, com aulas teóricas e aquela chatice de ficar tantos minutos ouvindo o professor falar (os professores que estão lendo isso que me perdoem, mas é boring!).
Mas enfim, a Amadeus é uma escola diferente como as minhas amigas daqui gostam de ressaltar.
Deixa eu explicar como é o esquema holandês de ensino médio. Todos os dias duas classes se reúnem em um domein (uma classe gigante, sem carteiras enfileiradas ou lousa) `as 8h40 da manhã, os alunos colocam suas coisas no armário, cada pega um seu laptop - oferecido pela escola, e então começa a trabalha sozinho, com as instruções do que fazer, em um portal digital para os alunos.
Existem três domein's para os anos 3, 4 e 5 da HAVO - ensino profissionalizante e 4, 5 e 6 da VWO - ensino que prepara para universidade (eu estou na 5VWO = penúltimo ano do curso que prepara os jovens para ingressar na Uni) e em cada domein tem uma lista de matérias onde cada aula fica e um professor para auxiliar em caso de alguma dúvida. Desculpem pela confusão, mas eu ainda estou tentando entender como essa escola futurista funciona, então fica difícil para explicar direitinho ;-)

Agora for the fun part, no primeiro dia de aula a escola pediu para uma aluna para ser minha buddy, para me acompanhar durante o dia e me explicar como funcionam as coisas ...
Ela me apresentou para um grupo de meninas que foram super simpáticas e muito curiosas sobre o que eu estou fazendo aqui, porque raios eu quero aprender holandês e como são as coisas no Brasil.

No primeiro dia a aula foi super curta, eles só deram uns avisos e depois nós fomos dispensados, então as meninas me convidaram para ir na casa de uma delas porque todos estavam indo para lá, como ela mora pertinho de mim eu fui. Nós ficamos conversando lá e foi super legal, já fui convidada para uma festa que vai ter dia 4 de setembro e já estou indo todos os dias junto com umas meninas para escola,
de bicicleta é claro!!!






Ontem estava chovendo canivetes e foi horrível andar de bicicleta na chuva, mas agora já comprei uma jaqueta e uma calça de chuva para eu não ficar tão encharcada como eu fiquei ontem.
By the way, as meninas aqui vão realmente arrumadas para a escola, mega produzidas, de salto alto e muita maquiagem, estranhooo...



Eu acho que é só por hoje colegas, desculpem a demora mas eu estava reaaaaalmente cansada depois dos primeiros dias de aula.


Beijos a todos, e vovós não se preocupem eu estou ótima !

ALICE enjoyINg NEDERLAND

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Voos, vuelos e mais vluchten !

Olá queridões depois de ir de SP para o RIO, do RIO para MADRI e MADRI para AMSTERDAM, cheguei finalmente!

Já vi milhares de moinhos, já ganhei bloemen (flores), já vi vacas e mais vacas holandesas... Todos os estereótipos estão se concretizando, é verdade sim que as casinhas são de bonecas e que cada casa tem uma vitrine para você ver dentro da casa, mas é tudo muito lindo.

Já cheguei, me instalei, fui dar uma volta a pé com o meu pai e minha irmã e fomos até o supermercado. Já ganhei uma bicicleta de presente (será que vou me acostumar com o freio-contra-pedal?!), enfim estou aqui para dizer a todos que mal cheguei e já estou amando ...

Para o vovô sinval: eu estou morando em uma água furtada, como você disse que poderia acontecer!

Volto a dar notícias em alguns dias, agora vou descansar porque a jornada foi longa até aqui.

Beijos a todos,

ALICE IN NEDERLAND

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NED Familie




Olá a todos,

Estou aqui para contar sobre a minha família, para aqueles que ainda acham que sou orfã: eu tenho um pai, Paul (41), uma mãe, Brigitte (40) e uma irmãzinha Esmée (7), também uma cadela super simpática, Fleur... Os hobbies de cada membro resumem os meus hobbies, Paul gosta de cozinhar, Brigitte desenhar e fotografia, e a Esmée gosta de andar a cavalo e fazer compras, praticamente a minha minitatura, não?

Vou morar no subúrbio de Utrecht, região central da Holanda, o bairro se chama De Meern. Minha casa é uma graça, vou ter um quarto só para mim na água furtada da casa!

A cidade é uma mistura de modernidade com história, é um centro Universitário e de Design.Utrecht é um ponto estratégico na Holanda tanto ferroviário, como de rodovias e canais, poisfica no centro geográfico do país.

A cidade é uma mistura de modernidade com história, é um centro Universitário e de Design. Utrecht é um ponto estratégico na Holanda tanto ferroviário, como de rodovias e canais, poisfica no centro geográfico do país.


A relação com o Brasil é que no século XVIII houve o Tratado de Utrecht, um acordo que reconheceu a soberania de Portugal sobre as terras pernambucanas exigindo que os holandeses se retirassem do nordeste brasileiro.

Estou extremamente feliz com a minha família e cidade, demorou mas valeu a pena minha gente!
Tot gauw,
ALICE comIN NEDERLAND

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Time to say goodbye ...



Por favor, antes de começar a ler, clique no link abaixo para conhecer um pouco do filme UP! da Pixar, fonte de inspiração para o meu texto e do scrapbook do meu pai: My Adventure Book.
A ideia é clicar no link (abrir em outra página) e ficar apenas ouvindo a música enquanto lê o texto,
Obrigada Alice
------------------------------------------------------------------------



Parece que foi ontem eu havia me encantado pela ideia de fazer um intercâmbio na Holanda, o país das tulipas, da cultura do livre arbítrio, dos moinhos, dos queijos, dos tamancos e é claro das vacas holandesas.


Hoje, estou aqui dizendo adeus para muitos de meus amigos, até logo para a família e me sinto no topo da montanha russa, agora não tem mais volta. Vou contar uma histórinha sobre duas pessoas muito importantes na minha vida:

Era uma vez, um homem criativo e uma mulher com dotes
manuais que tiveram uma filha. Ambos meio maluquinhos, fãs do Lewis Carroll e das aventuras da pequena Alice resolveram nomear o bebê com esse nome. A menina foi crescendo, adorando filmes, artes, línguas e aventuras, foi então que resolveu passar um ano longe de tudo se preparando para a vida adulta. Com uns pais muito queridos, ela teve todo o apoio e MUITO mais, todo o enxoval, as frescurites, além de tudo a querida Alice foi homenageada por todos, mamãe costurou uma colcha de retalhos, sendo que cada pedacinho foi feito por um membro da família. O papai, sabendo da fissura da pequena pelos filmes da Pixar, inspirou-se no filme UP! e criou o mais lindo scrapbook jamais visto (olha que eu ainda não vi mesmo)! No fim das contas a Alice nunca se sentiu tão amada na vida, e cada dia vai se lembrar de cada um que participou desse momento tão importante para mim.


Muito obrigada a todos que vieram nas minhas despedidas, vou levar comigo um pedaço de cada um, seja na colcha, no scrapbook ou no caderno dos amigos, vocês todos estarão comigo na fria terra dos piratas comerciantes acompanhando todos os meus passos, minhas alegrias, meus momentos de saudades, tudo!

Amo muito todos,

ALICE comINg NEDERLAND